top of page
Buscar
  • Foto do escritorVictor Hugo Campos

O jogo do empreendedorismo é Gerar, Entregar e Capturar valor

Dissemine esta equação na cultura da empresa. Saber se movimentar sob esse mantra é um grande passo para o sucesso nos negócios


No meu trabalho de mentoria recebo diariamente várias dúvidas de empreendedores, que vão desde a estratégia do negócio até a gestão e operação no dia a dia: Como conseguir novos clientes e reter os antigos? É possível fazer planejamento em tempos de crise? Qual a melhor estratégia para crescer?


Se precisasse dar uma só resposta para todas as dúvidas do empreendedor, seria: o objetivo é GERAR, ENTREGAR E CAPTURAR VALOR. Esta é a razão de ser de um negócio e deve ser um MANTRA para qualquer empresa.

Em uma entrevista que fiz com o Silvio Meira, o cofundador do Porto Digital em Recife e um dos caras mais inovadores do Brasil, ele resumiu nesta frase o pulo do gato do empreendedor: “Descobrir quem vai te pagar por um produto ou serviço. Como, onde, quando e, principalmente, por que ele vai te pagar”. Essa equação não é simples e a maior parte das empresas, principalmente as iniciantes, ainda não resolveram a questão, o que os torna sérios candidatos ao cemitério dos CNPJs.


Para gerar valor, o empreendedor precisa entender exatamente qual PROBLEMA ele pretende resolver. A partir daí criar e entregar uma SOLUÇÃO satisfatória a ponto do cliente perceber VALOR e estar disposto PAGAR por isso. Ou seja, esse é o MODELO DE NEGÓCIOS de uma empresa. É assim que ela ganha dinheiro, sobrevive, cresce e se perpetua no mercado.

Apesar de muitos já conhecerem, não custa lembrar que a ferramenta Business Model Generation (BMG) ajuda os empreendedores a definir o modelo de negócios da empresa. Ela simplifica o entendimento dos pilares que compõem um negócio e permite entender o processo de forma integrada e objetiva. O Canvas pode ser baixado online no site do Business Model Generation (em inglês) ou no site do Sebrae (www.sebraecanvas.com).


Gaste tempo com esta ferramenta, chame parceiros, sócios e colaboradores para te ajudar a montar esse modelo e trabalhe isso constantemente em cada momento do seu negócio. Às vezes, o empreendedor fica tão ocupado com a infinidade de coisas que tem para fazer que se esquece o por quê de tudo isso. Por isso, o meu trabalho é sempre simplificar e voltar na essência de tudo. Só assim, é possível ter foco no que realmente importa.



FONTE

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page