top of page
Buscar
  • Foto do escritorVictor Hugo Campos

10 dicas para abrir um negócio

A maior parte dos novos empreendedores se lança hoje no mercado sem qualquer experiência ou preparação prévia.



Estes são os responsáveis pela alta taxa de insucessos das novas empresas no Brasil. Lançar-se no mercado apenas porque tem capital para invesir é a pior ideia que um investidor pode ter.


"Estas respostas podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Confira!."

Algumas dicas podem te ajudar a sair um passo a frente dos concorrentes e já começar o seu empreendimento com um saldo positivo. Veja a seguir, 10 dicas para abrir um negócio.

Evite cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!


Veja quais são as 3 PERGUNTAS que todo empreendedor esperto deveria saber responder antes de iniciar seu negócio. Saiba mais.


1. Tenha capital em mãos


Pedir dinheiro emprestado a uma instituição financeira sempre é um caminho, mas ter dinheiro em saldo positivo na conta sempre é a melhor opção. Se tiver dinheiro sobrando, prefira esta opção.


Você já vai ter uma grande vantagem sob os concorrentes começando sem saldo devedor e sem parcelas a serem pagas ao banco, mesmo a juros baixos.


2 – Ofereça as pessoas o que elas querem comprar, e não o que você quer vender.


Este é um erro comum de um empreendedor iniciante. Você ama chocolates e sempre quis vender isso, mas há mercado para isso na sua cidade?


Muitas vezes os investidores pensam em investir em algo que acham que vai ser bem sucedido, ao invés de um que já está provado que tem um mercado consumidor disponível.

Vender algo que as pessoas não querem só vai te fazer perder tempo e todo o capital investido. E como saber o que as pessoas querem comprar, seja um produto ou serviço? Estudando o mercado de forma minuciosa e detalhada.


As vezes não há na sua cidade uma loja de móveis, porque não há mercado para isso, e não porque ninguém nunca achou a ideia agradável.


Primeiro escolha uma categoria: se produtos ou serviços. Depois estude um produto, avalie as compras e se possível, faça uma pesquisa de mercado para saber qual o interesse do seu público. Se a concorrência não é forte, pode valer a pena o investimento.

Uma excelente maneira de ter bons dados sobre o que investir é montando um plano de negócios.


Com a ajuda de um contador ou economista, encomende o documento, analisando todas as possibilidades de acordo com o capital inicial disponível para investimento. Boas ideias que você não havia considerado antes sozinho podem surgir.


3 – Tenha em seu caixa sempre um saldo positivo


Todos os meses guarde um dinheiro para eventualidades e baixas do mercado. Surpresas podem acontecer no mercado financeiro a cada segundo e um empreendedor iniciante deve estar prevenido mais que os demais.


Uma boa dica para abrir um negócio é guardar um valor do seu capital inicial. Se você conseguiu 200 mil, por exemplo, tente guardar ao menos 20 mil para as semanas de baixa em vendas e manter o empreendimento de pé.


4 – Tente a todo custo, baixar os custos para manter as portas abertas


Nem sempre o melhor é mais caro. Tente baratear em tudo: fornecedores, mão de obra, entrega e outros gastos atrelados a seu empreendimento.


Não é porque você tem R$ 10 mil reservados para limpeza da empresa que deve gastar os 10 mil se uma empresa faz o mesmo serviço por apenas R$ 8 mil. Procure outros fornecedores sempre e mantenha uma longa lista de contatos em aberto para mudanças.

Mas é importante não deixar de oferecer produtos de qualidade, caso contrário, pode ter a marca da sua empresa associada a produtos ou serviços ruins.


5 – Superestime as despesas e subestime a receita


O novo empreendedor costuma cair no erro de sonhar demais. Como assim? Ele visualiza (mesmo baseado em estimativas gráficas do mercado) que irá ganhar 10 mil se os seus concorrentes ganham isso e acreditam poder dobrar os seus ganhos.


Para sempre ter um caixa no azul e não se decepcionar, tente manter em mente que gastará mais que o planejado e ganhará menos. Ajuda também nos pensamentos ruins quando os lucros são mais baixos que o natural.


6 – Reserve uma verba apenas para divulgação


Ninguém contratará seu produto ou serviço se não souber onde ele está. Você precisa divulgar sempre. Use todas as mídias que atingem seu público-alvo. Se seu público é de jovens, esteja em redes sociais e sites.


Se seu público é seu bairro, faça panfletos e cartazes e analise o uso de carros com auto-falantes para um curto anúncio de rádio. Direcione o investimento na mídia certa para seu público e crie boas artes para cuidar da imagem de sua marca ou empresa.


7 – Tente sempre encontrar formas de aumentar seu lucro


Sua margem de lucro está maior que o esperado? Não se acomode. Este é um grande erro até de empresários experientes. Você não sabe o que está por vir e uma venda alta em um dia compensa um dia mais fraco.


8 – Conquiste seus clientes


Um cliente satisfeito precisa ser mimado. É mais barato manter uma cartela fiel de clientes a conseguir novos. Logo, crie promoções, brindes para clientes fiéis e serviços gratuitos acima de um determinado valor em compras.


Podem parecer ações pequenas, mas clientes curtem esses mimos quando realizados de forma eficiente e não banal.


9 – Acompanhe os resultados


Para abrir um negócio de sucesso, sabemos que é preciso fazer um bom planejamento, executar este planejamento e acompanhar os resultados das ações executadas. Este acompanhamento é o que vai lhe dar base para aprimorar as operações da empresa e, consequentemente, ser mais eficientemente gerando mais lucro.


Este resultado não é apenas o resultado financeiro do negócio, é o resultado de cada ação realizada para o bom andamento da empresa.


Fique de olho nos resultados e veja onde você pode melhorar, seja reduzindo o nível de estoque, melhorando rotinas de trabalho ou fazendo uma promoção.


10 – Não dê desconto, agregue valor


Sempre que você dá desconto, está diminuindo sua margem de lucro e não ganhando nada com isso.


Para ter lucros de forma mais eficiente e justa para a manutenção do seu caixa, ofereça brindes a partir de um determinado valor em compras, mas não diminua o preço do produto.



FONTE

https://novonegocio.com.br/empreendedorismo/10-dicas-para-abrir-um-negocio/



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page